sábado, 29 de agosto de 2009

Reciclando Energia




Teve início no dia 28 de julho na sede do Lions Clube o Projeto Reciclando Energia, com a palestra ministrada pelo Engenheiro Ambiental Maximilian Borges Mariano da Usina Ibéria.


Este Projeto é uma parceria entre o Lions Clube de Paraguaçu , Usina Ibéria e a NutriAção Suplementos Nutricionais.


Inicialmente os recipientes foram distribuidos nos diferentes setores da Usina Ibéria, em segunda etapa no Colégio Paraguaçu e no comércio de Paraguaçu e Borá.



As pilhas e baterias são essenciais em nosso dia-dia, pois sem elas rádios, celulares, relógios, luzes de emergência, walk talks, lanternas, entre outros aparelhos eletrônicos não teriam energia para funcionar em locais aonde a eletricidade não alcança.
Imagine como seriam dificultosas nossas vidas sem essas fontes alternativas de energia para ligarem esses aparelhos, servirem de reserva para eventuais quedas de eletricidade ou simplesmente para dar mobilidade as nossas atividades?

Como uma pilha gera eletricidade?

Há diversos tipos de pilhas e baterias, cada uma com uma composição própria, formadas por diferentes componentes químicos como cádmio, mercúrio, chumbo, lítio, manganês, zinco. Esses componentes associados produzem reações químicas gerando eletricidade.

Porque não se devem jogar pilhas e baterias em lixos normais?

As pilhas e baterias quando são jogadas em lixo comum se decompõem e contamina o solo, rios, lençóis freáticos além de contaminarem os outros resíduos comuns, podendo causa danos as pessoas e animais que possam ter contato direto com esses resíduos, incumbindo em graves danos a saúde e ao meio ambiente.



Que males a nossa Saúde as pilhas e baterias podem causar?

As pilhas são compostas por diversos elementos químicos e esses são os vilões da nossa saúde:
-Chumbo; Disfunção renal, anemia;
-Mercúrio: Estomatites, problemas renais, lesões cerebrais e neurológicas;
-Zinco: Doenças pulmonares;
-Manganês: Afeta o sistema imunológico;
-Cádmio: Causa disfunção renal, osteoporose e afeta a condição motora.

Quais os impactos ao meio ambiente que as pilhas e baterias podem causar se forem destinadas incorretamente?

Depois de descartadas de maneira incorreta, as pilhas vão se decompondo, podendo seus componentes infiltrar-se no solo e atingir os lençóis de água subterrânea ou contaminar os solos, entrando assim, no ecossistema dos rios e dos mares, sendo incorporado na cadeia alimentar, aumentando a sua concentração nos seres vivos.


"Reflita, Mude, Aja, o futuro se escreve com responsabilidade"

Nenhum comentário:

Postar um comentário